Próxima Rodada do PIS/Pasep Ano-Base 2022: Veja se você tem Direito. Muitas pessoas têm manifestado dúvidas sobre o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para aqueles que trabalharam em 2022, especialmente agora que o governo concluiu os pagamentos referentes ao ano-base 2021. Por isso, hoje vamos esclarecer como tudo ocorreu e detalharemos o calendário previsto para esse importante benefício. Então, continue lendo para obter informações detalhadas sobre o PIS/Pasep em 2024.


O Impacto da Pandemia no Calendário do PIS/Pasep

Devido à pandemia de Covid-19, o pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi adiado para 2021, uma vez que os recursos destinados a esse fim foram realocados pelo governo federal para o combate à doença. Como resultado desse adiamento, a empresa pagou o abono salarial referente ao ano-base 2020 apenas em 2022

Em seguida, o PIS/Pasep do ano-base 2021, originalmente programado para pagamento em 2022, só começou a ser executado em fevereiro de 2023. Portanto, de acordo com essa sequência de eventos recentes, o pagamento do abono salarial para aqueles que trabalhamam em 2022 está previsto para 2024. No entanto, é importante ressaltar que o Governo Federal ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep, e essa situação pode ser alterada.

Quem tem Direito à Próxima Rodada do PIS/Pasep Ano-Base 2022?

Para ter direito à próxima rodada do PIS/Pasep referente ao ano-base 2022, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter tido um rendimento mensal de até dois salários mínimos em 2022;
  • Não ter desempenhado atividades para empregadores individuais, o que exclui o direito ao abono salarial do PIS 2022 para trabalhadores domésticos;
  • Estar devidamente registrado no sistema PIS/PASEP por um prazo de, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado com registro em carteira por pelo menos trinta dias durante o ano de 2022.

Além disso, o empregador deve ter devidamente informado os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os trabalhadores também podem verificar se têm direito ao saque pelo site do governo federal ou pela Carteira de Trabalho Digital. Além disso, a central Alô Trabalhador, telefone 158, está disponível para atendimento e esclarecimento de dúvidas.

Qual o Valor do Benefício PIS/Pasep Ano-Base 2022: Você tem Direito?

O governo determina o valor do abono com base no salário mínimo do ano em que realiza o pagamento. Portanto, só conheceremos o valor a ser pago no PIS 2024 após o governo apresentar o valor do salário mínimo para o próximo ano

Aqueles que trabalharam durante todo o ano-base com carteira assinada com autorização do valor equivalente ao salário mínimo cheio, calculado proporcionalmente aos meses trabalhados.

Como faz para Consultar o PIS/PASEP 2023 Pela Internet?

Para verificar se você tem direito ao Pis 2023, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e, depois disso, clique no botão “Iniciar”.
  2. Selecione o botão “Entrar com Gov.br”.
  3. Informe seu CPF e clique em “Continuar”.
  4. Digite sua senha e, em seguida, clique o botão “Entrar”.
  5. Na página principal do Portal Emprega Brasil, escolha a opção “Abono salarial” clicando no quadrado correspondente.
  6. Certifique-se de que 2021 está selecionado como ano base e observe a coluna “Habilitado” para verificar se você tem direito ao Pis 2023. Se for elegível, veja o botão “Sim” na respectiva posição. Para obter informações adicionais você precisa clicar no ícone de “olho” localizado logo abaixo da coluna “Ações”.

Saiba Como Fazer o Saque do Abono Salarial do PIS 2023

Para sacar o Abono Salarial do PIS 2023, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Os trabalhadores que possuem o Cartão do Cidadão podem utilizá-lo para receber o abono nas loterias ou nas caixas eletrônicas da Caixa Econômica Federal.
  2. Em uma agência da Caixa, apresente o número do PIS e um documento oficial com foto.
  3. Transferir via Pix da conta da Caixa ou do Caixa Tem para qualquer outra conta bancária.
  4. Se você tem o aplicativo Caixa Tem, então, pode seguir os passos abaixo:
    • Baixe e acesse o aplicativo “Caixa Tem”;
    • Preencha o CPF e senha, anteriormente cadastrados;
    • Procure e selecione a opção “abono salarial”;
    • Verifique se há valor disponível para saque;
    • Realize uma transferência via Pix ou, então, pagamento de boleto.

Próxima Rodada do PIS/Pasep Ano-Base 2022: Você tem Direito?

Como Receber o Pasep 2023

Para receber o Pasep 2023, você pode seguir os seguintes passos:

  1. O Banco do Brasil faz o pagamento do Pasep para os servidores públicos com número de inscrição no programa.
  2. O calendário de pagamento segue o dígito final do número do Pasep.
  3. Para os correntistas ou, então, aqueles que têm poupança no Banco do Brasil, o depósito do PASEP é feito automaticamente a partir da data determinada.
  4. A consulta ao valor exato e à data de recebimento está disponível desde o dia 5 de fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.
  5. O prazo para sacar o abono vai até o dia 28 de dezembro de 2023.

No entanto, se você não é correntista do Banco do Brasil, pode realizar o saque do abono salarial 2023 por meio do Portal Gov.br. Confira o passo a passo para que os não correntistas do Banco do Brasil efetuem o saque do seu abono:

  1. Nessa página, você deve clicar no ícone Consulte e Receba seu PASEP.
  2. Faça seu login no portal Gov.br.
  3. Depois, no menu Serviços para você, clique em Receber o Abono Salarial.
  4. Clique em Iniciar.

Agora é só preencher os seus dados. No entanto, em todos os outros casos, você pode realizar o saque do abono no guichê de caixa de qualquer agência do Banco do Brasil.”

Conclusão: Direito a Próxima Rodada do PIS/Pasep Ano-Base 2022

Embora o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2022 esteja previsto para 2024, ficar atento às atualizações e comunicados do Governo Federal é importante, pois a situação pode ser alterada.  Por isso, verifique sua elegibilidade e acompanhe as informações oficiais sobre o cronograma de pagamentos para garantir que você receba o benefício ao qual tem direito.

Share.

Meu nome é Rodrigo Gomes, e sou o fundador do Ofan, um site dedicado ao mundo das finanças. Através de uma abordagem clara e objetiva, nosso objetivo é fornecer conteúdo de qualidade que seja relevante e útil para nossa audiência. E-mail: [email protected]

Leave A Reply

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies.   
Privacidad